Com suástica nazista na manga do casaco, adolescente é expulso de shopping em Pernambuco

Um adolescente é duramente criticado nas redes sociais por ter caminhado em dois shoppings de Caruaru (PE) nesta quinta-feira, dia 17, com uma suástica nazista colocada na manga do casaco, o que pode ser enquadrado como crime de apologia ao Terceiro Reich. Um vídeo registrado no Caruaru Shopping mostra o momento em que ele se recusa a remover o adereço e é expulso do empreendimento por seguranças (veja mais a baixo). As imagens viralizaram, e o nome da cidade entrou nos assuntos do momento no Twitter, com quase cinco mil menções por volta das 18h.

Embora seja crime enaltecer o nazismo, segundo a legislação brasileira, é possível escutar o rapaz na gravação dizer que sua “liberdade” estaria sendo desrespeitada. Neste caso, contudo, o direito de manifestação não se aplica, porque, conforme dita o artigo 20 da lei 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena para a apologia ao nazismo vai de dois a cinco anos de prisão e multa. Não cabe direito à fiança.

Antes de “passear” no Caruaru Shopping, o rapaz foi visto andando no Shopping Difusora, na mesma cidade, também usando o adereço nazista no braço.

O regime de Adolf Hitler na Alemanha entre 1933 e 1945, que foi combatido na Segunda Guerra Mundial, foi responsável pelo Holocausto, o maior crime contra a Humanidade da História Moderna, que causou a morte de 11 milhões de pessoas, sendo que seis milhões delas eram judias. é eficaz contra a nova variante — completa o cientista.

Confira o vídeo:

https://www.instagram.com/p/CQQmkNYHkVG/?utm_medium=copy_link