Durante uma visita ao Pelourinho, em Salvador, dois turistas cariocas identificados como Ludwick Rego e Rômulo Souza proferiram ofensas pessoais e religiosas contra uma baiana de acarajé.
O vídeo foi postado nas redes sociais neste feriado de Proclamação da República, 15 de novembro.
Na gravação, os dois dizem: “É aquela baiana ali, ela falou que vai me dar axé, ela tem cara de macumbeira?“, diz Ludwick. “Ela é o que, irmã?”, questiona Rômulo. “Marmoteira“, responde Ludwick na sequência. “E preguiçosa“, completa Rômulo.
Ainda na filmagem, Rômulo diz que “Ela vai roubar o seu axé, isso sim“, enquanto dá risada. Ludwick continua: “Ela vai roubar o meu colar pra ela“.
A mulher aparece do outro lado da rua, sentada em uma calçada e aparentemente, não percebeu que estava sendo filmada.
Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/reel/CWV3xiMF5ZN/?utm_medium=copy_link
O vídeo repercutiu negativamente nas redes sociais da dupla e nos comentários de uma foto recente de Ludvick, baianos repudiaram a atitude.
“Muito bom vir na terra dos outros e falar merda, né? Vá embora e não volte nunca, você não será mais bem-vindo aqui“, escreveu um internauta.
Na legislação brasileira, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.