Nos dias 21 e 22 de janeiro (quinta e sexta-feira) foi instalado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro proporcionou aos gestores e secretários baianos a oportunidade de tirar dúvidas e obter informações sobre projetos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal.
A iniciativa foi viabilizada através de ações articuladas entre a UPB, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o FNDE, que se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios brasileiros e do Distrito Federal, visando à melhoria e garantia de uma educação de qualidade a todos, em especial à educação básica da rede pública.
O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho e as funcionárias da SEDUC, Gilvanira Gomes e Maria do Carmo participaram do encontro, que constou de palestras sobre creches, reformulação de obras, prestação de contas e oficinas, possibilitando aos prefeitos conhecer mais sobre todos os programas. Durante os dois dias de atividades, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os técnicos atenderam aos municípios, tirando dúvidas sobre questões relacionadas a obras, prestação de contas e demais programas do FNDE.
Para o secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, é necessário repensar as estratégias de fomento à educação na Bahia.
“Os prefeitos são fundamentais para o processo educacional, portanto, é preciso estabelecer um diálogo permanente com eles. A UPB está preocupada com isso e vamos avançar na construção de uma escola que garanta o aprendizado do aluno”, ressaltou o secretário.