A Secretaria da Saúde da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (18), um comunicado sobre o desabastecimento de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico) no estado. Segundo a nota, o problema, originado no Ministério da Saúde, também atinge outros estados brasileiros.
O soro antiofídico é uma substância usada como antídoto para tratar pessoas que foram picadas por uma serpente. O produto é formado por anticorpos, que têm a função de neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada, reduzindo seus efeitos e evitando mais danos.
Segundo a Sesab, o Ciatox-Bahia não realiza aplicação do soro e, a princípio, não há necessidade de deslocar o paciente para a capital Salvador. Ainda de acordo com o órgão, a Ciatox-BA obteve um quantitativo que será distribuído entre as Regionais até a chegada da remessa do Ministério da Saúde, que está prevista para os próximos dias.
Confira o comunicado na íntegra:
Informamos que há um desabastecimento, por conta do Ministério da Saúde, de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico) em todo o país, afetando a Bahia. O Ciatox-Bahia não realiza aplicação do soro e, a princípio, não há necessidade de deslocar o paciente para a capital Salvador.
Ao surgir um caso que necessite ser tratado com o soro, o profissional de saúde do município deve entrar em contato com as Regionais para identificar o local mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico.
O Ciatox-BA obteve um quantitativo que será distribuído entre as Regionais até a chegada da remessa do Ministério da Saúde, que está prevista para os próximos dias.