Lula fala em ‘abrasileirar’ preço da gasolina

Lula fala em 'abrasileirar' preço da gasolina -Créditos: Redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje que irá “abrasileirar” o preço do petróleo, caso seja eleito para presidente em 2022.

Sei que o mercado fica nervoso quando eu falo, mas vamos ‘abrasileirar’ o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro porque investimento é feito em real“, disse em entrevista à rádio Progresso.

Lula criticou a atual política de preços da Petrobras, que segue o valor do barril no mercado internacional.

O custo do barril do pré-sal equivale ao da Arábia Saudita. Como o Brasil é autossuficiente, não precisa seguir o preço internacional. Hoje, 432 empresas importam gasolina dos Estados Unidos em dólar. E quem paga mais caro? O povo, o caminhoneiro, o preço no custo dos alimentos“, analisou.

É a segunda vez que o ex-presidente diz que não manterá, caso seja eleito, os preços vinculados ao mercado internacional em entrevista à Rede de Rádios do Paraná (RDR) no começo deste mês.

Na mesma entrevista, o ex-presidente disse que não é a favor da estatização em todos os setores da economia, mas defendeu que algumas empresas estratégicas precisam ter participação do Estado, nem que seja no formato de economia mista.

Lula afirmou que pretende fortalecer empresas estatais como a Eletrobrás e os Correios, que estão em processo de privatização pelo atual governo, além da Petrobras.