O candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) causou polêmica ao se autodeclarar pardo no registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O caso ganhou mais repercussão depois que o candidato participou da sabatina na TV Bahia, afiliada da TV Globo, no último 12 de setembro.
“Você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença bem grande. Negro, não, jamais diria isso”, afirmou.
O entrevistador explicou que, conforme os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra é composta por pardos e pretos. Em resposta, ACM disse: “Então o erro é do IBGE, não é meu”.
O tema gerou muitos memes, vídeos e paródias satirizando a declaração racial do ex-prefeito de Salvador. Confira:
ACM NETO SOFREU RACISMO pic.twitter.com/58XsNM0Zon
— João Pimenta (@jaoseupimenta) September 15, 2022
A primeira foto é de ACM Neto no gabinete por Valter Pontes/Secom. A segunda é a imagem da entrevista no Bahia Meio Dia, inclusive constrangedora do começo ao fim.
Não é um equivoco, esse homem sabe bem o que faz ao se dizer pardo e a culpa é do IBGE se pardo é negro… pic.twitter.com/HhBXTqSXq6
— Daiane Oliveira (@Daianejoliveira) September 12, 2022
A Júlia Duailibi tava bem plena lendo uma notícia sobre a queda livre do ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia, mas na hora que apareceu o Grampinho PARDO bronzeado na tela, ela não tankou não. Foi de base! pic.twitter.com/TyclUps1i3
— ClaudioHenriqueVaz (@chevaz) September 21, 2022