Instituto Migrações e Direitos Humanos publica nota de repúdio a Bolsonaro: “Estigmatiza a população venezuelana”

Nesta terça-feira (18), o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), entidade que fornece auxílio aos migrantes e refugiados no Brasil, publicou uma nota em repúdio à fala do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), que insinuou haver prostituição em uma residência com crianças venezuelanas em São Sebastião.

Conforme o texto da instituição, que é responsável por várias redes de atendimento em Brasília, nunca foi identificado nenhum “indício de exploração sexual infantil” envolvendo essa população.

“As falas e expressões do presidente da República que circularam nestes últimos dias causaram grande preocupação e afetaram a comunidade venezuelana, principalmente mulheres e adolescentes”, afirmou a irmã Rosita Milesi, diretora do IMDH.

Segundo Rosita, falas como a do mandatário “estigmatizam a população venezuelana no Brasil e contribuem para a construção de estereótipos falsos sobre migrantes e refugiados que escolhem o Brasil como destino para reconstruir suas vidas e contribuir com o país que os acolheu”.

Confira a fala de Bolsonaro: