Na madrugada desta quinta-feira (1), residentes de Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador, tiveram que dormir em frente à Central do Cadastro Único, na Avenida Santos Dumont, para tentar conseguir uma das 130 fichas para atendimento, previsto para começar às 6h.
As pessoas foram à unidade para realizarem o cadastro do Auxílio Brasil, benefício social do governo federal que paga R$ 600 a famílias de baixa renda. Os beneficiários não conseguiram agendar o serviço pela internet e, por esse motivo,, tiveram que se dirigir até o órgão.
“Cheguei aqui às 3h e disseram que não iriam dar ficha para a gente porque o povo está aqui desde as 8h da manhã de ontem [quarta-feira]. Já vim outro dia e disseram que era para vir hoje, dia 1º. Eu só tinha R$ 10 de transporte e vim hoje porque mandaram e agora nem sei se vou ser atendida”, disse uma mulher identificada como Luzia.
Uma mulher, identificada pelo prenome Vanessa, estava na fila com um bebê de oito meses. Ela afirmou que os funcionários do estabelecimento não dão informações precisas.
“Cheguei aqui hoje cedo e disseram que já tinham dado 130 fichas às 18h de ontem. A gente está aventurando para ver se consegue para amanhã [sexta-feira]. Estou precisando do Auxílio e eles não fazem nada. Não vai ter nem fila de prioridade. A gente que tem que se organizar”, lamentou.