Na última segunda-feira (26), uma mulher foi detida em flagrante por abandono de incapaz e maus-tratos contra os quatro filhos em Salvador. As três crianças – de um, cinco e seis anos – e um adolescente de 14 anos, estavam juntas em uma residência cheia de lixo no bairro do Engenho Velho de Brotas.
A Polícia Militar recebeu uma denuncia sobre o caso de abandono de incapaz, se deslocou até o local indicado e encontrou as crianças no imóvel com situação insalubre. A cozinha com muito lixo acumulado e as camas e o banheiro estavam sujos. Ademais, uma panela de comida foi deixada em uma mesa de plástico, perto da janela. Posteriormente, a mãe retornou ao local e se apresentou aos agentes.
Segundo informações fornecidas pelos PMs, as crianças e o adolescente estavam trancados, e a polícia precisou arrombar a porta para entrar no apartamento.
Os vizinhos relataram que essa não foi a primeira vez que elas foram deixadas sozinhas na casa. Aos policiais, a mãe afirmou que teve que sair para trabalhar.
As crianças, o adolescente e mulher foram levados à delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), onde a ocorrência foi registrada. Em seguida, os filhos foram conduzidos ao Conselho Tutelar, onde serão submetidos a exames médicos.
Testemunhas prestarão depoimento nos próximos dias, e as circunstâncias do abandono estão sendo investigadas.