179 mortes são confirmadas após avião colidir contra muro e explodir na Coreia do Sul

Acidente aéreo na Coreia do Sul deixa 179 mortos; falha no trem de pouso é investigada.

Foto: Yonhap via REUTERS

Uma aeronave da Jeju Air, modelo Boeing 737-800, colidiu no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, na noite de sábado (28), horário local. O avião transportava 175 passageiros e seis tripulantes quando saiu da pista, atingiu um muro e explodiu, resultando na morte de 179 pessoas.

O voo havia partido de Bangkok, na Tailândia, e é considerado o acidente mais mortal da história da aviação sul-coreana. A agência Yonhap atribuiu o evento a uma falha no trem de pouso, possivelmente causada por colisão com pássaros. Um vídeo mostra o momento em que o avião tenta pousar sem o trem de pouso, ultrapassa a pista e atinge um muro, provocando uma explosão.

Entre os mortos, 84 são mulheres, 82 homens e outros ainda não identificados devido ao estado dos corpos. Dois sobreviventes, ambos tripulantes, foram resgatados conscientes e estão fora de perigo. Os bombeiros identificaram 57 corpos até o momento, e as investigações continuam.

Todos os voos no aeroporto foram cancelados. A Jeju Air pediu desculpas e prometeu medidas necessárias. O presidente em exercício, Choi Sung-mok, ordenou esforços máximos para o resgate.