Seis ambulâncias do Samu foram deslocadas para uma escola de Recife após um grupo de 26 alunos apresentarem sintomas de crise de ansiedade. A ocorrência se deu na tarde desta sexta-feira (8).
A Erem (Escola de Referência em Ensino Médio) Ageu Magalhães, na Zona Norte do Recife, estava em período de provas, o que teria provocado o mal estar nos estudantes. Segundo a Secretária de Saúde da capital pernambucana, “os jovens apresentaram sudorese, saturação baixa e taquicardia”.
Os alunos foram atendidos no local por dezesseis profissionais de saúde, sem a necessidade de remoção para unidades de saúde.
As provas que seriam realizadas nos dois últimos horários do dia acabaram sendo adiadas. Os estudantes foram liberados após a chegada dos seus responsáveis.
A Secretaria Estadual de Educação assegurou que “a escola realiza de maneira sistemática um trabalho voltado a educação socioemocional, incluindo a orientação dos jovens e dos responsáveis sobre o tema”.
“A Secretaria de Educação e Esportes informa que a direção da EREM Ageu Magalhães chamou a unidade do Samu após alguns estudantes apresentarem sintomas de ansiedade durante as aulas (semana de prova). Nenhum estudante foi levado para o hospital e os que apresentaram sintomas do tipo foram liberados após a chegada dos responsáveis. Em tempo, destacamos que a escola realiza de maneira sistemática um trabalho, orientado pela Secretaria de Educação e Esportes, voltado a educação socioemocional, incluindo a orientação dos jovens e dos responsáveis sobre o tema”, disse a Secretaria em nota.
Crises de ansiedade consistem em episódios súbitos de medo, gerando sintomas psicológicos e físicos. Geralmente são baseados em uma ameaça imaginária, sem haver perigo iminente.