Uma canoa que fazia a travessia na região da Praia das Neves, na Ilha de Maré, virou na tarde desta segunda-feira (20), com cerca de 20 passageiros a bordo. Segundo testemunhas, os passageiros foram lançados ao mar, e havia duas crianças na embarcação. Dois homens tentaram resgatar o barco, mas acabaram sendo socorridos por outra embarcação que navegava nas proximidades.
A Capitania dos Portos informou que todas as pessoas envolvidas no acidente foram resgatadas em boas condições de saúde por outras embarcações que navegavam próximo ao local, sendo levadas para a Ilha de Maré. A embarcação naufragou no local.
Um procedimento interno será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas.
De acordo com a Capitania dos Portos, a bandeira de alerta para navegação estava em amarelo desde a manhã desta segunda-feira (20). As informações sobre as condições meteorológicas são disponibilizadas diariamente no site da CPBA e amplamente divulgadas em grupos da comunidade marítima por aplicativos de mensagens.
O mal tempo registrado em Salvador nesta segunda-feira (20) pode ter contribuído para o acidente, mas as causas serão apuradas pela Capitania dos Portos. A população local reclama da falta de organização no transporte marítimo e denuncia o uso de embarcações irregulares e sem proteção.