Delmiro Gouveia – Na tarde desta sexta-feira (31), Gilvan Silva Omena, 44 anos, foi preso em Delmiro Gouveia, Alagoas, sob acusação de estelionato. O mandado de prisão preventiva, expedido pela comarca de São José da Laje (AL), foi cumprido em uma operação conjunta da Gerência de Inteligência Policial (Ginpol) e a Delegacia Distrital de Inhapi (29ª-DP).
Segundo investigações, Gilvan e pelo menos outros dois comparsas aplicaram diversos golpes em 2007 no município de São José da Laje, onde se passavam por agentes financeiros e vendedores de antenas parabólicas e móveis. As vítimas eram convencidas a comprar os falsos produtos e a pagar de maneira parcelada, por meio de carnê.
Os acusados exigiam que as vítimas preenchessem e assinassem vários documentos, alegando ser parte do processo de compra. No entanto, com as assinaturas em mãos, Gilvan e seus comparsas realizavam empréstimos e outras transações financeiras em nome das vítimas, deixando para elas a obrigação de pagar a dívida contraída por eles. Em um dos casos relatados à polícia, o grupo fez um empréstimo de R$ 1.500,00 utilizando o nome de uma das vítimas. Diversas pessoas foram enganadas pelo esquema, sendo a maioria delas de baixa renda.
A operação que resultou na prisão de Gilvan foi coordenada pelos delegados Thales Araújo e Daniel Mayer, ambos gerentes da Ginpol, com apoio do delegado distrital de Inhapi, José Walter Fontes Cunha. O acusado foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública de Delmiro Gouveia (Cisp), onde permanece à disposição da Justiça.
As autoridades continuam investigando o caso e buscam identificar e localizar os demais envolvidos no esquema de estelionato. A prisão de Gilvan Silva Omena é mais um passo importante na luta contra a criminalidade em Alagoas e reforça o compromisso das forças de segurança do estado em proteger a população e garantir a aplicação da lei.