Uma operação conjunta das polícias civis de Alagoas e da Bahia resultou na prisão de José Ênio Barbosa, conhecido como Zé Ênio, de 63 anos, acusado de homicídio ocorrido no Sítio Mendes, zona rural de Poço das Trincheiras, Alagoas. A ação, realizada na última sexta-feira (29), contou com a participação da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santana do Ipanema e da 18ª Delegacia Territorial de Paulo Afonso (COORPIM).
Segundo as investigações, o crime aconteceu em 19 de dezembro de 2023, quando a vítima, Damião Avelino, pediu que o acusado desligasse um “paredão” de som que estava com volume alto. Insatisfeito com o pedido, Zé Ênio teria utilizado uma espingarda artesanal do tipo “soca tempero” para disparar contra Damião. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, onde faleceu no dia 28 de dezembro.
Durante o atendimento da ocorrência, equipes da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes/Caatinga) encontraram, na casa de Zé Ênio, uma espingarda, uma jaqueta ensanguentada e R$ 6.685,85 em dinheiro. Além disso, o local foi identificado como uma fábrica artesanal de armas, onde foram apreendidas outra espingarda e quatro coronhas.
Após quase um ano de investigação, o acusado foi localizado na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia Territorial do município, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelo crime.