Um adolescente de 14 anos morreu e um homem de 33 anos ficou gravemente ferido após serem atingidos por tiros disparados por policiais militares durante um “assalto falso” em Feira de Santana, Bahia. O caso ocorreu no bairro Papagaio, na última sexta-feira (6), quando Mateus dos Santos Souza, o adolescente, estava na garupa de uma motocicleta e resolveu brincar com dois amigos, simulando um assalto. Segundo familiares, ele não estava armado.
De acordo com a irmã de Mateus, a brincadeira consistia em assustar dois colegas da escola que estavam caminhando pelo bairro. O adolescente, ao ver os amigos, desceu da moto e fingiu estar armado, apontando um celular para eles e dizendo: “passa tudo, passa tudo”. No mesmo instante, uma viatura da Polícia Militar que patrulhava a área presenciou a cena e, acreditando se tratar de um assalto real, abriu fogo contra o adolescente e o condutor da motocicleta.
Mateus foi atingido e levado para o Hospital Emec, onde passou por cirurgia de emergência. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de sábado (7). O homem que pilotava a motocicleta também foi baleado, mas sobreviveu após ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade. Ele recebeu alta no mesmo dia.
Após o episódio, a Polícia Militar emitiu uma nota informando que os policiais envolvidos foram afastados temporariamente de suas funções enquanto o caso é investigado. Segundo o comunicado oficial, os policiais alegaram que os indivíduos estavam em uma motocicleta em atitude suspeita, trafegando na contramão e fingindo um assalto, o que justificou os disparos. A corporação afirmou que todas as medidas legais e operacionais foram seguidas.
No sábado, familiares e amigos de Mateus organizaram um protesto no bairro Papagaio. Durante a manifestação, pneus e pedaços de madeira foram queimados em uma das ruas, bloqueando o tráfego. O sepultamento do adolescente está marcado para este domingo (8) no cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana.