Na última sexta-feira (18), em Vitória da Conquista, na Bahia, um agente de trânsito foi agredido por um motociclista na Avenida Ulisses Guimarães. A situação teve início quando o motociclista foi advertido por conduzir o veículo sem chinelo, o que é proibido pelas leis de trânsito. Os agentes de trânsito estavam no local devido a um serviço de poda de árvore, quando flagraram a infração.
Segundo o Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), o motociclista não aceitou a advertência e retornou ao local a pé após estacionar sua moto em um posto de combustível próximo. Ele agrediu fisicamente o agente e proferiu xingamentos e ameaças de morte.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o confronto entre o motociclista e o agente, que foi contido pela chegada de policiais militares. A Polícia Militar informou que precisou utilizar força moderada para deter o agressor, que foi levado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde prestou depoimento e foi liberado. Um boletim de ocorrência foi registrado.
A Prefeitura de Vitória da Conquista emitiu uma nota de repúdio, afirmando que casos de agressões e xingamentos contra agentes de trânsito têm se tornado mais frequentes. O servidor está protegido pelo artigo 331 do Código Penal, que prevê penas de seis meses a dois anos de detenção ou multa para desacato a funcionário público.