Prisões por feminicídio em Jequié e Vitória da Conquista nessa quarta-feira

Ações da Deam resultam na detenção de agressores; campanha Agosto Lilás intensifica conscientização.

No município baiano de Jequié, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) efetuou, nesta quarta-feira (9), a prisão de um homem acusado de atacar sua ex-companheira com arma branca, em um evento ocorrido em julho. A mulher, depois de sofrer as graves lesões, foi prontamente encaminhada a uma unidade hospitalar e, lamentavelmente, perdeu a visão de um olho.

O autor do crime, que não conseguia lidar com o término do relacionamento, não cumpriu a medida protetiva de urgência. “A vítima está recebendo o suporte de nossa equipe multidisciplinar. Por outro lado, o agressor permanece detido à espera de deliberações judiciais”, esclareceu a delegada Grazziela Quaresma, da Deam/Jequié.

Em uma ocorrência similar na cidade de Vitória da Conquista, mais um homem foi detido por tentativa de feminicídio no mesmo dia, também pela Deam/Conquista. Esse crime aconteceu no dia 16 de junho, onde o acusado tentou ceifar a vida de sua companheira com golpes de arma branca. Ele está, atualmente, sob custódia, aguardando decisões judiciais.

Em meio a essas ocorrências, o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis tem intensificado, no mês de agosto, ações investigativas e educativas. Este mês, também conhecido pela campanha Agosto Lilás, é destinado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A entidade tem trabalhado incansavelmente, não apenas para retirar agressores de circulação, mas também promovendo palestras de sensibilização em todo o estado da Bahia.