Rio de Janeiro — Uma professora do Colégio Pedro II, uma das instituições de ensino do Rio de Janeiro, foi agredida por dois alunos do 6º ano do ensino fundamental. O caso ocorreu na segunda-feira, 18 de setembro, no campus Humaitá, zona sul da cidade. A motivação teria sido um “desafio” da internet.
Ana Paula Loureiro, que estava substituindo a professora regular da turma, foi atacada enquanto realizava anotações, recebendo tapas na nuca. A direção do colégio prontamente suspendeu os alunos envolvidos e instaurou um Processo Disciplinar.
O “desafio” em questão surgiu nos Estados Unidos e consiste em agredir um professor e filmar o ato. Após a agressão, a professora procurou o Departamento de Inglês do Pedro II e fez uma denúncia formal. O departamento e a direção do colégio emitiram comunicados de repúdio ao ocorrido.
A instituição também informou que uma comissão foi formada para investigar o caso, garantindo o direito de defesa aos envolvidos, que são menores de idade. A professora também registrou o caso na 10ª DP e foi acompanhada por representantes da escola.
O Colégio Pedro II lamentou a ação violenta em seu ambiente, destacando a necessidade de reflexões e discussões sobre a educação e os conflitos geracionais e sociais que permeiam a instituição.
“Infelizmente, temos observado um aumento significativo, por parte do corpo discente, de ações que geram violência, decorrentes de vários fatores, mas principalmente da falta de respeito, de limites e empatia ao próximo”, divulgou.