Cinco dias após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, um novo caso de fuga foi registrado, desta vez na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, localizada em Bom Jesus, Piauí. Um total de 17 presos conseguiu escapar da unidade prisional. De acordo com as informações iniciais, a fuga foi realizada após os detentos arrombarem cadeados e perfurarem uma parede da penitenciária.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) comunicou que as forças de segurança do estado já iniciaram diligências na tentativa de recapturar os fugitivos e que um procedimento administrativo interno foi instaurado para apurar os fatos.
Anteriormente à fuga, um homicídio foi registrado dentro da mesma unidade prisional. No dia 31 de janeiro, Victor Gabriel de Paulo Nunes, de 22 anos, foi acusado de assassinar outro detento. A vítima, encontrada ainda com vida, veio a falecer em seguida.
Relatórios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), baseados em inspeções realizadas por juízes em estabelecimentos prisionais, apontam que a penitenciária enfrenta condições precárias e sofre com superlotação. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi), a capacidade do presídio é para 76 detentos, mas atualmente abriga 188.