Salvador, 3 de janeiro – Um idoso de 75 anos, portador de Alzheimer, foi resgatado pela Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) em situação de cárcere privado no bairro Alto da Terezinha, em Salvador. A operação ocorreu após recebimento de uma denúncia anônima.
Segundo informações da Deati, o idoso era mantido em condições inadequadas e sofria maus-tratos, sendo impedido de deixar sua residência. Uma pessoa da família, que não teve a identidade divulgada, é suspeita de se apropriar dos benefícios previdenciários da vítima.
Durante a ação, a equipe da Deati contou com o suporte de um psicólogo para amparar a vítima. Após o resgate, o idoso foi submetido a exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e, posteriormente, encaminhado a um lar de idosos para cuidados e proteção.
As autoridades informaram que diligências estão em curso para localizar e prender a suspeita, que deverá responder pelos crimes de cárcere privado, estelionato e apropriação indevida de bens. A Deati ressalta a importância das denúncias para a proteção dos direitos dos idosos e o combate à violência.