Governo Federal age rápido após descoberta de fraude no INSS e suspende descontos! E tem mais, aposentados e pensionistas podem respirar aliviados, pois o governo promete ressarcimento.
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, fez um anúncio importante: todos os descontos feitos por associações e sindicatos nas folhas de pagamento dos beneficiários do INSS estão suspensos. A medida tem como objetivo proteger os aposentados e pensionistas de descontos indevidos.
A Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal (PF) e CGU, expôs um esquema onde pelo menos 11 entidades são suspeitas de realizar descontos irregulares. A grana desviada desde 2019 chega a R$ 6,3 bilhões! Mas calma, os descontos serão interrompidos já no pagamento de maio.
E como fica o ressarcimento? Débora Floriano, do INSS, garantiu que um plano está sendo preparado para devolver todo o dinheiro para as vítimas. O formato da devolução vai depender do tamanho da fraude em cada caso, mas o importante é que o INSS está correndo atrás para resolver a situação.
Se você é aposentado ou pensionista, fique ligado: qualquer valor descontado indevidamente será devolvido já no próximo mês. O ministro da CGU ainda informou que as investigações apontam que 6 milhões de brasileiros podem ter sido afetados. O governo ainda vai identificar quantos realmente sofreram com a fraude.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça novamente, o governo quer reorganizar todo o sistema. Alessandro Stefanutto, que era presidente do INSS, foi afastado e demitido do cargo. Em breve, um novo nome será anunciado para liderar o órgão.