Na quinta-feira (4), a Arquidiocese de São Salvador da Bahia denunciou a presença de um homem se passando por padre em várias igrejas católicas da capital baiana. Identificado como Marcos Antônio Oliveira Batista, o impostor se apresentava como sacerdote e até mesmo como diácono na Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal.
Para sustentar a farsa, Marcos portava uma ata de Ordenação Diaconal falsificada, que continha a assinatura do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.
A Cúria Metropolitana de Brasília esclareceu que tomou conhecimento da alegada Ordenação Diaconal de Marcos por meio da ata. No entanto, enfatizou que as autoridades eclesiásticas mencionadas não reconhecem qualquer autorização oficial para a realização desse Sacramento da Ordem no território da Arquidiocese de Brasília. “Não existem sequer as legítimas cartas dimissórias do suposto padre”, afirmou.
“Reiteramos nosso compromisso com a verdade e a transparência em nossas práticas e sacramentos. Desconhecemos qualquer vínculo com o indivíduo citado e estamos tomando as medidas necessárias para corrigir as informações falsas e preservar a integridade de nossa comunidade”, acrescentou.
A Arquidiocese também solicitou que qualquer informação que possa ajudar na elucidação do caso seja enviada pelo telefone 61 3213-3333.