Bahia: Mulher que planejou e encomendou o assassinato do marido é condenada pelo Tribunal do Júri

Mariele de Jesus Santos recebeu uma sentença de 26 anos de prisão.

Valença, BA – Mariele de Jesus Santos, acusada de planejar e encomendar a morte do próprio marido, foi condenada a 26 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Valença, na Bahia, nesta terça-feira (13). Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o crime foi motivado por um caso extraconjugal de Santos e a intenção de terminar o casamento, ficando com todos os bens do marido.

Homicídio qualificado por motivo torpe

Mariele de Jesus Santos pagou R$ 22 mil ao primo, Constantino Filho, para executar o crime, ocorrido em setembro de 2019. O marido, Liel de Jesus Santos, foi sequestrado e brutalmente assassinado a facadas por Constantino e outras duas pessoas ainda não identificadas.

Constantino Filho, condenado a 35 anos de prisão, foi sentenciado por homicídio qualificado, com os agravantes de promessa de recompensa, meio cruel, emboscada e ocultação de cadáver. Mariele foi condenada por homicídio qualificado por motivo torpe, cruel e dissimulação, além de ocultação de cadáver. Além dos 26 anos, a ré também foi condenada a seis meses de detenção por fraude processual e 20 dias de multa por dificultar a investigação policial.

Relembre o caso

Liel de Jesus Santos foi assassinado após ter negado um pedido de separação de Mariele. A acusada simulou uma doença e pediu que Liel buscasse folhas para chá no quintal, momento em que Constantino e outros dois envolvidos forçaram a vítima a entrar em um carro.

O crime ocorreu em 9 de setembro de 2019 e Mariele foi presa quatro dias depois. O corpo de Liel só foi encontrado no final de outubro, em uma fazenda na zona rural de Tancredo Neves, também no baixo sul da Bahia.

A condenação de Mariele de Jesus Santos é um marco na busca por justiça para Liel de Jesus Santos. As investigações seguem em andamento para identificar os dois outros envolvidos no crime brutal.