Três integrantes de uma quadrilha de assaltantes de banco, que pretendiam assaltar, nesta sexta-feira(09), uma agência bancária na cidade de Ribeira do Amparo, distante 257 quilômetros de Salvador, foram apresentados à imprensa, na manhã desta quinta-feira (08), no auditório da Polícia Civil, pelo delegado Maurício Moradillo, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
Enquanto Lindonilson Santana Batista, de 31 anos, era preso, na sexta-feira (02), em Olindina, com uma pistola PT-59, munições e crack, José Werbeson dos Santos, 23, e Ubirajara Pedro da Silva, 40, eram localizados, noutra cidade, Itapicuru. O trio possuía mandados de prisão em aberto, todos cumpridos pelo Draco. Um revólver calibre 38, duas pistolas, uma PT-58 e outra Ruger, munições, R$ 50, maconha e um Gol, cinza, placa NZR 5588, foram apreendidos na casa de José Werbson.
Segundo o delegado Maurício Moradillo, Lindonilson estava foragido do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, onde cumpria pena por latrocínio. Saiu beneficiado com indulto do Dia dos Pais, em agosto deste ano, e não retornou mais para o sistema prisional. Tem passagens por tráfico de drogas em Itapicuru e Olindina. José Werbeson responde pelo mesmo crime.
Já Ubirajara chegou a ser preso em 2011, com outros integrantes de sua quadrilha, depois de se envolver em assaltos a bancos nas cidades de Cícero Dantas, Adustina e Banzaê. Na ocasião, a polícia apreendeu armas, drogas, munições e explosivos.
A ação do Draco contou com o apoio de equipes da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Euclides da Cunha, e da 18ª Coorpin, em Paulo Afonso, coordenadas pelo delegados Miguel Vieira dos Santos Filho e Mirela Santana Matos Ventura, respectivamente.