Em uma ação conjunta realizada no início da manhã desta quarta-feira, 24, a polícia erradicou uma plantação com mais de 35 mil pés de maconha na cidade de Curaçá, situada na região norte da Bahia. A operação contou com a participação de equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Curaçá e da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro.
Conforme relatado pela Polícia Militar, a localização do plantio foi possível graças à análise de imagens obtidas via satélite. A plantação foi encontrada em uma roça na área rural do município. Durante a operação, os pés da erva foram arrancados e posteriormente incinerados no local. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a propriedade do terreno onde a maconha foi cultivada.
Além da erradicação da plantação, mudas do material foram coletadas e encaminhadas para apresentação na Delegacia da Polícia Federal. Este procedimento faz parte do protocolo de investigação para identificar possíveis envolvidos no cultivo ilegal.
A ação desta quarta-feira destaca o contínuo esforço das forças de segurança na região no combate ao cultivo e tráfico de drogas. A operação integrada entre as diferentes unidades policiais reforça a colaboração entre as forças estaduais e federais no enfrentamento a atividades criminosas. A investigação segue em andamento para identificar os responsáveis pela plantação e entender a dimensão da rede envolvida neste caso.