As forças de segurança da Bahia estabeleceram um novo recorde ao apreender 58 fuzis entre janeiro e setembro deste ano, superando as 55 apreensões do ano anterior. O último flagrante ocorreu na sexta-feira (27), no bairro do Uruguai, onde a Rondesp BTS da Polícia Militar confiscou um fuzil calibre 5,56, além de um carregador e munições.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que, em 2023, mais de quatro mil armas foram retiradas das ruas, resultando em uma média de 16 apreensões diárias.
No dia 12 de julho, a polícia encontrou seis armas enterradas em um bunker na cidade de Lauro de Freitas, que pertenciam a integrantes de uma facção. Além disso, no dia 21 de setembro, durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), um fuzil e explosivos foram descobertos em Camaçari, onde o grupo planejava atacar carros-fortes e bancos.
Werner também informou que, entre janeiro e agosto, houve uma redução de 15,6% nos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte na Bahia, reafirmando o compromisso das forças de segurança em proteger a população.