A Polícia Civil da Bahia iniciou o uso do sistema Amber Alert Brasil para divulgar o desaparecimento de Wendel Cerqueira Oliveiras Júnior, uma criança de 11 anos, em Salvador. A notificação foi feita nesta segunda-feira (7) e as informações sobre o garoto foram compartilhadas nas redes sociais Facebook e Instagram, alcançando um raio de aproximadamente 160 km do bairro da Barra, onde ele foi visto pela última vez.
O Amber Alert Brasil é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Meta, com o objetivo de auxiliar na localização de crianças e adolescentes em situações de risco. A tecnologia permite a emissão de alertas com dados sobre desaparecidos que estejam em risco iminente, dentro de um prazo de 72 horas.
Os alertas são disseminados através do feed das redes sociais, direcionados a usuários que se encontram nas proximidades do local do desaparecimento. O MJSP é responsável pela inclusão dos casos, que são solicitados pelo Ciber-Lab, parte do Departamento de Inteligência Policial. A Delegada-Geral, Heloísa Brito, destacou a importância dessa ferramenta para agilizar as buscas e melhorar o atendimento à população.