Uma bebê de dois meses e meio foi abandonada pela mãe, no fim de linha do bairro da Ribeira, em Salvador. Segundo informações do guarda municipal Ubirajara Azevedo, que atuou no caso, o abandono ocorreu durante o evento "Pedala Ribeira", realizado no sábado (12).
"Nós estávamos fazendo a segurança do evento, quando fomos chamados por uma senhora, que relatou o abandono", conta Ubirajara. "A senhora, que estava vendendo cerveja no evento, disse que a mãe da menina tinha deixado a filha com ela, dizendo que ia ao banheiro, mas depois de horas ela ainda não havia voltado", acrescenta.
Segundo o guarda municipal, eles levaram a criança à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e, lá, conseguiram contactar a avó materna da criança. "Ela disse que os pais da menina têm problemas com drogas e informou que estava indo até a delegacia".
"Nós então levamos a criança para o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). Lá uma pediatra examinou a bebê e constatou que ela apresentava sinais de maus tratos e alguns ferimentos devido a assaduras", conta Ubirajara. "A médica então receitou alguns medicamentos, e nós saímos para comprar os remédios, fraldas e outros produtos. Quando retornamos ao Dercca, a avó já estava lá", destaca o guarda.
De acordo com ele, foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia, entretanto o G1 não conseguiu entrar em contato com a Dercca.
Ubirajara ainda revelou que a criança não tem nenhuma documentação, e que, por isso, foi atendida no Iperba como indigente. "No relatório, a médica escreveu o nome 'Vitória', porque ninguém sabia o nome dela", diz.
A criança foi entregue à avó, junto com as fraldas e medicamentos adquiridos pelos policiais municipais.