Na tarde do último domingo (21), um bebê foi deixado no banheiro feminino da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista.
Conforme informações do boletim de ocorrência, uma funcionária da limpeza encontrou a criança e acionou o “botão de pânico” localizado no banheiro, chamando a equipe de enfermagem. O bebê estava deitado no chão, envolto em três fronhas de travesseiro e uma blusa de moletom vermelha.
Ao desenrolar o moletom, a equipe médica encontrou um bilhete que dizia: “Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico”. A Guarda Municipal de São Bernardo do Campo foi chamada para a ocorrência e verificou as imagens das câmeras de segurança na área externa da UPA. As imagens mostram uma mulher vestindo calça e blusa preta, segurando algo envolto em fronhas e na blusa vermelha. Ela havia saído de um carro branco.
A mulher permaneceu em frente à UPA por 11 minutos antes de entrar com o bebê no colo, deixando o local cerca de 20 minutos antes da criança ser encontrada.
O caso foi registrado como abandono de incapaz com autoria desconhecida no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
A criança foi atendida pela equipe médica da UPA Baeta Neves e, em seguida, transferida para o Hospital da Mulher de São Bernardo do Campo. Segundo exames realizados, o bebê tem aproximadamente nove meses de vida.
A prefeitura informou que o bebê está bem e sob os cuidados do Conselho Tutelar. Ele está recebendo medicação e ainda não há previsão de alta.