Um homem foi preso em flagrante depois de ter assassinado um vizinho com golpes de enxada e facão, na Zona rural de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo a polícia, ele confessou o crime e detalhou como esquartejou, decapitou e queimou partes do corpo.
“O autor do crime disse que matou porque a vítima queria manter relações sexuais com ele”, afirmou a delegada de Aliança, Maria de Lourdes Andrade. Quando foi preso, o homem ainda estava sujo de sangue, de acordo com a policial.
O assassinato ocorreu no fim da noite da última quarta-feira (5), em Vila Lindaura, na localidade de Chã do Esconso. A prisão aconteceu horas depois, na manhã de quinta (6), na casa de Ítalo Araújo dos Santos, o homem que confessou o crime.
“Na delegacia, ele contou com detalhes como foi o assassinato, ocorrido durante uma bebedeira, na frente da casa da vítima. Em 18 anos de polícia, nunca vi um caso assim”, declarou a delegada.
Maria de Lourdes contou que tudo começou quando Ítalo bebia cachaça com Rafael Leopoldino da Silva, de idade não informada. “O rapaz disse que a vítima começou a fazer gracinhas e disse que queria fazer sexo com ele. Então ele disse que ‘era homem’ e pegou a enxada e o facão”, relatou a policial.
A delegada disse, ainda, que no primeiro momento Ítalo atingiu Rafael com o instrumento usado na agricultura e cortou a cabeça do vizinho. Depois, pegou o facão e retirou os braços e os pés. Em seguida, juntou mato e botou fogo nas partes do corpo.
Na sequência, relatou a delegada, o autor confesso do crime colocou a cabeça de Rafael em um saco e levou até a casa de outro vizinho. Ele bateu na porta e acordou o homem.
“Quando a pessoa perguntou o que estava acontecendo, Ítalo mostrou o saco com a cabeça e disse que havia matado o homem. O vizinho mandou ele correr”, declarou a policial.
Pouco antes da prisão, na manhã de quinta, policias militares e civis chegaram à vila onde ocorreu o crime e encontraram os restos mortais. “Ainda tinha coisa pegando fogo”, disse a delegada.
Ao fazer rondas na área, os policias chegaram até a casa do vizinho que tinha sido acordado por Ítalo e visto o saco com a cabeça de Rafael. “Essa pessoa contou tudo e a gente foi até a casa do autor do crime. Até a maçaneta da porta estava suja de sangue”, contou Maria de Lourdes.
A delegada informou também que Ítalo comentou que mantinha um relacionamento com uma mulher de 72 anos e que já tinha sido responsável por outros três assassinatos em Camaragibe, no Grande Recife.
Ítalo também teria envolvimento em assaltos e tráfico de drogas no Grande Recife, segundo a polícia. “Ele disse que tinha decidido morar em Aliança para fugir do Grande Recife”, afirmou a delegada.
De acordo com a polícia, Ítalo deveria ser encaminhado na manhã da sexta (7) para a audiência de custódia, no Fórum de Nazaré da Mata, também na Zona da Mata Norte.