Brasileira confessa que fingiu ter câncer para conseguir doações na Irlanda

Laís Basílio, que fingiu ter câncer para arrecadar doações na Irlanda, retorna ao Brasil e é vista no Aeroporto de Guarulhos após confessar a fraude.

Reprodução/Instagram/@lais_bdslv

Após ser desmascarada na Irlanda, Laís Basílio, uma brasileira de 23 anos que fingiu ter câncer de medula para conseguir doações, foi vista desembarcando no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na noite do domingo, 11 de agosto.

Natural de São Paulo, Laís estava vivendo na Irlanda quando lançou uma campanha para arrecadar fundos, alegando precisar de tratamento para um câncer de medula. No entanto, no sábado, 10 de agosto, ela publicou um vídeo nas redes sociais confessando que tudo não passava de uma mentira. “Comecei isso mostrando meu rosto e vou encerrar da mesma forma. Estou aqui para assumir a responsabilidade e quero pedir desculpas a toda a comunidade brasileira e ao público oncológico. Espero sinceramente que, após isso, vocês continuem recebendo o apoio que precisam”, declarou Laís.

Ela também enfatizou que nenhum de seus familiares estava envolvido na fraude. “É essencial deixar claro que nenhum membro da minha família sabia disso. Fiz tudo sozinha. Independentemente das consequências, estou pronta para enfrentá-las. Eles acreditavam em mim, assim como todos os outros”, acrescentou.

O caso começou em dezembro do ano anterior, quando Laís compartilhou em suas redes sociais que havia sido diagnosticada com câncer de medula e necessitava de um transplante urgente. Ela afirmou que, devido à doença, precisou deixar seu emprego e, por isso, não teria como pagar pelo tratamento.

“Olá, meu nome é Laís, tenho 23 anos e fui diagnosticada com câncer em dezembro de 2023. Desde então, passei por quimioterapia, cirurgia e radioterapia, e agora estou em busca de um doador de medula compatível. Desde o diagnóstico, tive que parar de trabalhar e, como intercambista, não recebo salário nem auxílio do governo. Estava vivendo das minhas economias e da ajuda de amigos. Decidi criar essa vaquinha para ajudar a pagar minhas contas e trazer minha mãe para ficar comigo aqui. Agradeço a todos de coração, qualquer ajuda é bem-vinda”, dizia o apelo de Laís.

A jovem conseguiu mobilizar muitas pessoas, especialmente a comunidade brasileira na Irlanda, e arrecadou 5.890 euros (cerca de 35 mil reais na cotação atual) através da vaquinha online, além de doações recebidas diretamente via Pix, conforme informações de Gabriela, uma das pessoas envolvidas no caso.