Cinco cidadãos brasileiros, anteriormente foragidos da Justiça e sob investigação da Interpol, foram recentemente presos nos Estados Unidos, conforme reportado. A prisão ocorreu nesta sexta-feira (26) e foi seguida de uma deportação para o Brasil, onde desembarcaram no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais.
Dentre os detidos, a maioria são originários de Minas Gerais. O primeiro a ser extraditado, nascido em Santa Rita do Itueto, foi condenado a oito anos de reclusão por estupro cometido contra um menor em 2012, no referido município. Segue-se um indivíduo de Campanário (MG), condenado a nove anos por estupro e cárcere privado contra sua ex-namorada em 2013. O terceiro, de Caratinga (MG), recebeu uma sentença de nove anos por tráfico de drogas em 2017, no município de Entre Folhas.
Um foragido de Ipatinga também foi capturado, tendo contra si um mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada e munição de uso restrito, emitido pela 2ª Vara Criminal da cidade. O último detido, um homem de 62 anos de Blumenau, enfrenta uma condenação de 12 anos por estupro, cometido em 2018, em Florianópolis.
Os cinco foram detidos em território americano pela Immigration and Customs Enforcement (ICE – U.S.), autoridade de imigração dos EUA, devido a violações das normas migratórias e a existência de mandados de captura internacional emitidos pela Interpol. Com a deportação, eles agora enfrentarão as respectivas acusações no sistema judiciário brasileiro.