Distrito Federal – Na última terça-feira (4/6), um cadeirante foi visto em vídeo subindo a escadaria da estação de metrô de Samambaia Sul de joelhos. A filmagem, realizada por uma passageira do transporte público, mostra o homem enfrentando dificuldades ao subir os degraus, enquanto um acompanhante carrega as baterias de sua cadeira de rodas até o andar superior.
No vídeo, é possível notar que uma escada rolante, programada para descer, estava ao lado, no sentido oposto ao da subida do cadeirante. Em nota, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que o elevador da estação estava em manutenção no momento do incidente. A segurança havia acionado a equipe da estação para reverter a escada rolante e viabilizar a subida do cadeirante, mas ele decidiu não esperar e seguiu para o mezanino por conta própria.
A Metrô-DF explicou que oferece um atendimento especializado para pessoas com deficiência, acompanhando-as desde o embarque até o desembarque dos trens. No caso específico, o usuário estava acompanhado e não solicitou auxílio, nem aguardou o suporte oferecido pelos funcionários da operação.
A companhia esclareceu que, das 27 estações, apenas as estações Estrada Parque e Concessionárias, ambas em Águas Claras, possuem apenas elevadores, sem escadas rolantes. Nas demais 25 estações, há escadas rolantes e elevadores disponíveis.
Atualmente, há equipamentos inoperantes nas estações 108 Sul, Centro Metropolitano, Ceilândia Centro e Ceilândia Terminal. A previsão é que todos estejam operacionais em até 15 dias, aguardando o recebimento de placas de comando importadas, que já estão em trânsito para Brasília. A empresa atribuiu os problemas a picos de energia que danificaram as placas.