Na tarde de segunda-feira (30), um caminhoneiro foi flagrado com 24 comprimidos de anfetaminas, conhecidos como “rebite”, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, no distrito de Humildes, Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A ação ocorreu no âmbito da Operação Ano Novo.
O veículo foi interceptado após o motorista ser flagrado realizando ultrapassagens proibidas. Durante a vistoria, os agentes encontraram as substâncias na cabine do caminhão. Questionado, o motorista negou portar substâncias ilícitas para inibir o sono, mas a vistoria confirmou o contrário.
Além disso, irregularidades no disco do tacógrafo e a ausência de cumprimento do período obrigatório de descanso foram constatadas. Cinco notificações foram aplicadas por infrações variadas. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo para responder pelo crime, de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/2006.
A PRF informou que, até o domingo (29), mais de 300 mil comprimidos de anfetaminas e barbitúricos foram apreendidos em rodovias federais da Bahia. O uso dessas substâncias, além de ilegal, coloca em risco a segurança no trânsito e a saúde dos motoristas. A legislação exige pausas obrigatórias de 11 horas a cada 24 trabalhadas para evitar acidentes relacionados ao cansaço.