Casa da Mulher Brasileira em Salvador já atendeu 7 mil vítimas de violência

Casa da Mulher Brasileira em Salvador já atendeu mais de 7 mil vítimas de violência em menos de um ano.

Fotos: Thuane Maria / GOVBA

A Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em dezembro de 2023 em Salvador, tem se destacado no atendimento a mulheres vítimas de violência, com mais de 7 mil atendimentos realizados em menos de um ano. O serviço, que opera 24 horas, é gerido em colaboração entre os governos federal, estadual e municipal e está localizado no bairro Caminho das Árvores.

Serviços Oferecidos

Os serviços mais procurados incluem a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Defensoria Pública. Em agosto, a Deam registrou 569 denúncias e a Defensoria Pública recebeu 539 pedidos de apoio jurídico, resultando em mais de 200 medidas protetivas expedidas rapidamente.

Depoimentos e Apoio

Depoimentos de mulheres atendidas, como o de N. P. N., ressaltam a importância do suporte recebido. Após ser agredida, ela conseguiu registrar uma denúncia e obter uma medida protetiva em pouco tempo. Ana Clara Auto, coordenadora da Casa, incentivou as mulheres a buscarem ajuda, afirmando que o espaço é seguro e acolhedor.

Rede de Atendimento

Além da Casa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) oferece suporte em Salas Elas à Frente e Unidades Móveis, que atendem diversas regiões do estado.