Casa de brasileiro é bombardeada na Faixa de Gaza: Homem fica ferido

Itamaraty coordena esforços para evacuação de cidadãos brasileiros na região

Um brasileiro foi hospitalizado após sofrer ferimentos decorrentes de um bombardeio em sua residência na Faixa de Gaza. O homem, cujo nome foi mantido em sigilo, está em condição estável, segundo informações fornecidas pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala, Cisjordânia.

Além deste caso, 30 brasileiros, incluindo sete famílias e 16 menores de idade, solicitaram ajuda ao governo brasileiro para deixar a região conflituosa. A logística já foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, popularmente conhecido como Itamaraty, para transferir os cidadãos para o Cairo, Egito, via terrestre.

Entretanto, obstáculos ainda persistem para a efetivação deste plano. A autorização das autoridades egípcias para o ingresso dos cidadãos ainda está pendente. Adicionalmente, o ponto de fronteira em Rafa, crucial para a travessia, está atualmente fechado devido a ataques recentes, com o último ocorrendo nesta terça-feira (10).

“Enquanto não estiver aberto não podemos fazer [o transporte]. Estamos em contato com todos os brasileiros, falando permanentemente e estamos entendendo a angústia deles, que é a nossa também”, relatou o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala.