Como o reconhecimento facial está ajudando a polícia a capturar criminosos na Bahia

A tecnologia de reconhecimento facial está sendo fundamental para as forças de segurança da Bahia na captura de criminosos foragidos da justiça. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o Sistema de Reconhecimento Facial da pasta já contabilizou 780 criminosos capturados desde a sua implantação.

A eficácia do sistema foi comprovada na manhã desta quarta-feira, 19, quando um homem com mandado de prisão pelo crime de extorsão e sequestro foi encontrado pela polícia após passagem pelo sistema de reconhecimento facial. O suspeito foi conduzido pela 50ª Companhia Independente da Polícia Militar para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

De acordo com a SSP-BA, em 2023, 206 foragidos da justiça foram encontrados pela polícia após passagem pelo sistema de reconhecimento facial. Na última terça-feira, a polícia conseguiu identificar um homem com mandado de prisão por assassinato com um alerta de similaridade de 94%. Já um homem com mandado de prisão por violência doméstica e familiar contra a mulher foi reconhecido com 95% de similaridade.

A tecnologia de reconhecimento facial vem sendo utilizada em diversos pontos da Bahia, incluindo estações de metrô, rodoviárias, aeroportos e grandes eventos, como o Carnaval de Salvador. O objetivo é identificar suspeitos de crimes em tempo real e agilizar as investigações policiais.