Na noite do último sábado (6), por volta das 23h50, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) estavam realizando rondas no município de Cícero Dantas, Bahia, quando se deslocaram até a área central da cidade, próximo a um bar, para investigar uma denúncia de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A informação indicava que três indivíduos estariam vendendo entorpecentes e exibindo armas de fogo no local.
Não conseguindo identificar os suspeitos imediatamente, os militares prosseguiram a pé até a localidade conhecida como Alto do Bem Querer. Lá, encontraram um homem armado que, ao notar a presença policial, iniciou um tiroteio contra a guarnição. Os policiais revidaram, resultando em um confronto. O indivíduo, identificado como Iolando Santos do Nascimento, foi atingido, socorrido ao Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, mas não sobreviveu aos ferimentos.
Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma bolsa contendo 26 buchas de maconha. O material apreendido foi entregue na Central de Flagrantes em Ribeira do Pombal, Bahia, para a devida registro e procedimentos legais.