Uma reestruturação interna da Polícia Civil da Bahia resultou em diversas mudanças em cargos de direção, coordenação e assessoramento, conforme publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (2). Entre os destaques está a nomeação da delegada Juliana Fontes Barbosa para o comando do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis.
A nomeação ocorre após a delegada Patrícia Barreto Oliveira deixar o cargo para assumir a Corregedoria da Polícia Civil. As alterações também alcançaram a Corregedoria, a Academia de Polícia e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Juliana Fontes Barbosa integra a Polícia Civil desde 2001, iniciando sua carreira como delegada em Sítio do Quinto. Em 2005, foi transferida para a Delegacia Territorial de Paulo Afonso, onde atuou como plantonista. Já em 2017, assumiu a titularidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da mesma cidade.
Durante sua atuação na DEAM, criou o projeto “Bromélias do Sertão”, voltado para a disseminação de informações sobre a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente, contribuindo para a educação sobre relações de gênero e a cidadania.
Pelo seu trabalho, foi homenageada com o título de Cidadã Paulo Afonsina, recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal e os títulos de Personalidade do Sertão em 2019 e Mulher Nota 10 em 2023 e 2024.