Discussão por fichas no RU da Ufba resulta em pancadaria e denúncias de racismo e transfobia; veja

Conflito no Restaurante Universitário da Ufba envolve ofensas racistas e transfóbicas; envolvidos foram levados à delegacia.

Reprodução/Correio

Na última terça-feira (19/11), um conflito no Restaurante Universitário (RU) da UFBA resultou em xingamentos racistas e transfóbicos entre estudantes. O incidente ocorreu no Pavilhão de Aulas do Canela (PAC) e levou os envolvidos a registrar ocorrência na Polícia Civil.

Segundo Maria Costa, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Ufba), a confusão começou após a falta de fichas para não bolsistas. Uma estudante teria insultado bolsistas afirmando que eles “se alimentam de migalhas” e dirigiu ataques racistas a um estudante negro.

Além disso, uma estudante transexual foi ofendida com a frase “marginal de saia”. A universidade informou que agentes controlaram a situação e encaminharam os envolvidos às autoridades, reforçando seu compromisso com a inclusão e combate à intolerância.

Em nota, a Ufba reiterou que manifestações de racismo ou intolerância não condizem com os valores institucionais e serão rigorosamente apuradas e punidas.

Faça um comentário