Empresário acusado de liderar facção criminosa e ordenar assassinato é preso na Bahia

Empresário é preso por liderar facção de tráfico de drogas e encomendar assassinato na Bahia.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na terça-feira (24), o empresário César Paulo de Morais Ribeiro foi preso durante a “Operação Holofote”, realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Ele é suspeito de chefiar uma organização criminosa de tráfico de drogas e de ordenar o assassinato de Weliton Pereira Santana, ocorrido em 6 de março, na BR-122, na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia.

De acordo com o MP-BA, Weliton Pereira foi morto por seus próprios comparsas, com vários disparos de arma de fogo. A motivação seria uma vingança relacionada a dívidas com a facção. A investigação revelou que o crime foi “encomendado” por César Paulo.

A operação também resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, nos quais foram recolhidos documentos, celulares, armas, munições e computadores. Os mandados foram cumpridos em Brumado e Vitória da Conquista.

Um policial militar lotado no 24º Batalhão foi citado como suspeito de ter fornecido a arma usada no crime. O armamento foi apreendido na ação, e o envolvimento do PM com o grupo criminoso está sendo investigado.

Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Caetité e cumpridos em vários locais, incluindo a fábrica de postes de propriedade do empresário, em Brumado. César Paulo já cumpre pena em regime aberto desde junho de 2023, por outro homicídio qualificado.