O 7º Batalhão de Polícia Militar, em colaboração com a Equatorial Alagoas, flagrou na última quinta-feira (21), o proprietário de um hotel localizado na Rodovia Altemar Dutra, em Piranhas, praticando furto de energia elétrica. Este é o quarto flagrante em um ano envolvendo o mesmo estabelecimento.
Segundo dados da Distribuidora, o hotel já havia sido autuado em maio e novembro de 2022 e em abril deste ano. A perda estimada ultrapassa 70.000 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 700 residências durante um mês.
Na ação policial, foram encontrados cerca de 60 metros de fios condutores de energia em posse do proprietário do hotel. De acordo com as autoridades, o dono do estabelecimento poderá responder por furto de energia e receptação, delitos previstos nos artigos 155 e 180 do Código Penal Brasileiro. Ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
Ligações clandestinas, como a identificada, geram sérias consequências. Colocam em risco a segurança dos moradores locais e afetam a qualidade do fornecimento de energia, podendo causar sobrecarga e falhas no sistema. Além disso, o furto de energia acarreta o aumento das tarifas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Denúncias de ligações irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial, pelo telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.