Na manhã desta sexta-feira, em Saquarema, Região dos Lagos, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, sofreu um ataque de ao menos três cães da raça pitbull. Em decorrência da gravidade dos ferimentos, Murray teve um dos braços e uma orelha amputados.
Ela foi transportada de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres, localizado em São Gonçalo, Região Metropolitana, onde passou por procedimentos cirúrgicos. No hospital, foi necessária a amputação do restante do braço direito da vítima, enquanto o braço esquerdo e o lábio passaram por reconstrução.
De acordo com relatos de Sandra Noleto, comerciante e amiga de longa data da vítima, durante o ataque Murray foi arrastada por cerca de cinco metros, resultando em dilaceração do braço direito. Registros feitos por residentes da localidade mostram a escritora com diversas marcas de mordidas pelo corpo. Desde 2005, uma legislação estadual determina que cães de certas raças, incluindo os pitbulls, devem ser conduzidos em espaços públicos com o uso de guias e focinheiras.
O responsável pelos cães, identificado por moradores como residente de um imóvel próximo ao local do ataque, foi detido pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado posteriormente. Até o momento, seu nome não foi divulgado.
Após a ocorrência, os animais envolvidos no ataque foram alocados em um lar temporário, seguindo a realização de perícia no local. Sandra, que conhece Murray desde 2005, narrou que a escritora tinha o costume de caminhar todas as manhãs. Ela foi surpreendida pelos cães por volta das 5h55.
“Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço”, disse Sandra.
Adicionalmente, foi relatado que os mesmos cães já haviam atacado outras pessoas na vizinhança anteriormente, levando a registros de ocorrência por parte dos moradores.
“Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido”, completou Sandra.