Feira de Santana, 7 de dezembro – Uma megaoperação denominada “El Patron” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal e o Ministério Público, abrangendo Feira de Santana e regiões adjacentes. Entre os presos estão a esposa e o filho do deputado estadual Binho Galinha (Patriota), Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, acusados de integrar uma organização criminosa envolvida em uma série de infrações, incluindo lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
A operação, que resultou na detenção de seis pessoas, destaca a prisão de três policiais militares: Jackson Júnior, Roque Carvalho e Josenilson Conceição, além de Jorge Piano, um civil. Segundo o Ministério Público, os policiais, lotados em unidades de Salvador e Feira de Santana, eram o braço armado do grupo, encarregados de realizar cobranças violentas de dívidas relacionadas a jogos ilegais e empréstimos com juros abusivos.
O esquema, investigado com a colaboração da Receita Federal, revelou um aparato criminoso robusto e sofisticado. As autoridades emitiram 10 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram bloqueados R$ 200 milhões em contas bancárias dos envolvidos e sequestradas 40 propriedades, tanto urbanas quanto rurais. A operação também resultou na suspensão das atividades de seis empresas, conforme determinação do Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.