O Policial Militar Fabrício Carlos Santiago dos Santos, apontado como líder de uma organização criminosa na Bahia, foi preso preventivamente na última quarta-feira (24). Ele também foi exonerado do comando da 4ª Companhia de PM de Santa Cruz Cabrália.
Conforme informações do portal Metrópoles, o capitão da PM oferecia informações privilegiadas sobre ações policiais e operações de segurança em troca de dinheiro. Os beneficiários incluíam empresários, comerciantes, pessoas com disputas de terras e políticos de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e outros municípios da região.
As investigações mostraram que o oficial também atrasava ou negligenciava suas responsabilidades policiais, avisando comerciantes locais sobre operações da PM para evitar abordagens, apreensões e flagrantes de criminosos.
O inquérito, instaurado a pedido da própria Polícia Militar, está sendo conduzido pela Promotoria de Justiça de Santa Cruz Cabrália, sob a supervisão do Ministério Público da Bahia (MPBA). A equipe da promotoria cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra membros da quadrilha.
Fabrício é investigado por vários crimes, incluindo prevaricação, associação criminosa, corrupção passiva, concussão, ameaças, receptação, extorsão, lavagem de dinheiro e peculato.