São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador, foi palco de mais um caso de feminicídio que chocou a população. Josenilda Xavier Costa, de 55 anos, estava desaparecida desde a última quarta-feira, 22, e foi encontrada enterrada no quintal da casa do casal na tarde desta sexta-feira, 24. O principal suspeito de ter cometido o crime é o marido da vítima, Gilberto Paula de Araújo, de 41 anos.
Segundo a Polícia Civil, o corpo de Josenilda apresentava sinais de violência extrema. A suspeita é que ela tenha sido esquartejada e queimada antes de ser enterrada. No entanto, ainda é preciso aguardar o resultado da perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para confirmar essa hipótese.
Gilberto foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira, depois de confessar o crime na delegacia. O delegado responsável pelo caso, Ítalo Mello, afirmou que os policiais do Serviço de Inteligência (SI) da delegacia já desconfiavam do marido desde o momento em que ele foi registrador do desaparecimento da esposa. Durante o relato, Gilberto entrou em divergências ao dizer que Josenilda havia desaparecido na terça-feira, depois na quarta-feira, e gaguejou. Ao ser questionado novamente, confessou que a havia matado com porretes na cabeça, na quarta-feira anterior.
Na casa do suspeito, a polícia encontrou uma espigarda e uma marreta. O casal tinha 20 anos de convivência, e o crime teria ocorrido após uma discussão por causa do consumo de bebidas alcoólicas por parte de Gilberto.
“Um caso trágico. Há muito tempo não tinha feminicídio na cidade e, infelizmente, é mais uma mulher”, declarou o delegado Ítalo Mello. Gilberto segue custodiado e à disposição da Justiça.
De acordo com dados da Polícia Civil, até março de 2023, já foram registrados 14 feminicídios em todo o estado da Bahia, o que representa uma redução de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, foram registrados 21 casos de feminicídio na Bahia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro.