Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e do Ministério Público da Bahia prenderam nesta quarta-feira (30) no bairro Vila Nobre, em Paulo Afonso, um homem de 57 anos que mantinha em cativeiro 18 animais silvestres sem autorização da autoridade competente. A ação fez parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que ocorre na região do São Francisco desde o dia 20. Além do crime ambiental, foram encontradas 12 armas, apetrechos para caça e armadilhas capazes de capturar mamíferos de grande porte.
A operação foi desencadeada após os agentes da FPI receberem denúncias de que um suposto agente da Polícia Rodoviária Federal mantinha diversos animais silvestres em sua residência. PRF, IBAMA e MP/BA se dirigiram até o local para averiguar as informações. Ao chegarem ao local, encontraram os animais (patos selvagens, pássaros, seriemas); as armas (revólver, rifle, espingarda) dos calibres 38, 22, 36 e 12; farta munição; uma mira laser e uma telescópica; uma alçapão e duas armadilhas para grandes animais.
O homem era conhecido na cidade como 'Federa'”, uma alusão ao cargo de agente da PRF ou da PF. Até os seus funcionários acreditavam que ele fosse de fato servidor público aposentado. Porém, ao ser questionado pela fiscalização sobre a sua profissão, ele admitiu que jamais integrou os quadros das referidas instituições e que se aposentou como detetive particular de uma empresa privada.
Preso em flagrante pelos crimes ambientais e pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, o indivíduo foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Paulo Afonso, onde foi arbitrada uma fiança de R$ 12.000,00. As medidas administrativas aplicadas pelo IBAMA somaram um valor de R$ 9.000,00.
Número de animais resgatados chega a 1.800
Desde o último dia 17, PRF, IBAMA e um grupo de 11 biólogos e veterinários vêm promovendo o resgate, a triagem e a soltura de animais silvestres na região do Rio São Francisco. Na Bahia, os municípios de Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo, Santa Brígida e Pedro Alexandre foram visitados. Hoje (30), último dia de operação, as equipes alcançaram o número de mais de 1.800 animais retirados do cárcere e enviados para a base de triagem, localizada no Fórum antigo de Paulo Afonso, para tratamento e avaliação. Cerca de 40% desse total apresentava condições de reinserção na natureza e já foram libertados nos respectivos habitats. Os demais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Petrolina/PE.