FPI resgata aves e apreende carne de preá em feira livre de Delmiro Gouveia

Ação integrada da FPI contra o comércio ilegal de animais em Alagoas.

Na manhã deste sábado (2), a 12ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no estado de Alagoas resultou no resgate de 21 aves e na apreensão de 11 carcaças de Preá na feira livre do município de Delmiro Gouveia. A operação foi motivada por denúncias sobre a venda de animais silvestres e carne de caça, prática proibida na região.

A equipe da FPI, composta por membros do Ministério Público Estadual (MPE), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), SOS Caatinga e Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), confirmou as denúncias ao encontrar aves em condições de maus tratos e presas em gaiolas, além das carcaças de Preá.

Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem da FPI em Santana do Ipanema, onde receberão cuidados adequados antes de serem reintegrados à natureza. Entre as espécies resgatadas, estão Galos de Campina, Tico-tico, Azulão, Gralhas, Caboclinho, Sabiá Laranjeira, Sanhaçu, Xofreu e Cravina.

Rafael Cordeiro, médico veterinário e consultor ambiental do IMA, explicou o procedimento de triagem: “Os animais passam por uma avaliação clínica inicial. Se necessário, recebem atendimento veterinário emergencial. Em seguida, é avaliada a capacidade de voo e a relação com seres humanos, antes de serem reintegrados ao seu bioma de origem.”