Fraudes bancárias fazem 240 vítimas idosas em Jeremoabo até 2024; entenda como acontece

Em Jeremoabo, golpes bancários afetam 240 idosos até setembro de 2024. Criminosos ferem ajuda as vítimas nas agências para aplicar o golpe.

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A cidade de Jeremoabo, localizada no interior da Bahia, tem registrado um aumento preocupante no número de fraudes bancárias, especialmente envolvendo idosos. Desde o início de 2023 até setembro de 2024, 240 casos foram documentados, com criminosos explorando a vulnerabilidade dos aposentados que frequentam as agências bancárias locais.

Os golpes são aplicados quando os idosos procuram realizar transações em caixas eletrônicos e são abordados por falsos “ajudantes”. Segundo relatos divulgados pela rádio Jeremoabo.FM, os criminosos, com a posse do cartão e da senha da vítima, conseguem realizar transferências e solicitar empréstimos sem que a pessoa perceba. Muitas vezes, os idosos só se dão conta do golpe após dias, ao consultarem seus extratos e notarem a ausência de dinheiro ou a presença de dívidas inesperadas.

As agências bancárias têm reforçado as orientações para que os clientes evitem aceitar qualquer tipo de ajuda de desconhecidos. Funcionários dos bancos estão sempre disponíveis para prestar auxílio dentro das agências, mas é comum que os golpistas se aproveitem da confiança e do desconhecimento tecnológico dos aposentados para enganá-los.

Na manhã desta terça-feira (10), um outro fato causou alvoroço em uma agência bancária no centro da cidade. Devido a uma queda de energia, os dispositivos de segurança foram acionados, assustando os clientes e funcionários presentes. Após uma verificação, constatou-se que não houve tentativas de assalto ou ação criminosa, sendo apenas uma falha técnica.