O frei Lorrane Clementino denunciou nesta sexta-feira (7) um golpe que utiliza o desabamento da chamada “igreja de ouro” em Salvador para solicitar doações falsas. Um perfil com nome semelhante ao do templo estaria comentando postagens sobre o caso e pedindo transferências via Pix para uma suposta reforma da igreja.
A Ordem Primeira de São Francisco divulgou um print que comprova a ação do suspeito. “Acho que atitudes como essa (se aproveitar de tragédias) é falta de humanidade”, comentou o frei sobre a prática.
A igreja permanece interditada pela Defesa Civil de Salvador, que realiza escoramentos emergenciais para evitar novos desabamentos. O local é objeto de investigações conduzidas separadamente pelas Polícias Civil da Bahia e Federal. Agentes da Polícia Federal vindos de Brasília reforçaram as equipes que atuam no caso.
O templo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deverá ser restaurado com apoio do Ministério da Cultura. A ministra Margareth Menezes visitou o local na quinta-feira (6) e garantiu o suporte do governo federal para a obra.